segunda-feira, 11 de março de 2013

SOCIOLOGIA - 1º Ano: Conceito de Anomia segundo Émile Durkheim


Anomia é um conceito criado pelo sociólogo Emile Durkheim no seu livro "O Suicídio" e que designa um estado do indivíduo caracterizado pela falta de objetivos e pela perda de identidade. Segundo Durkheim, este estado é em grande medida originado pelas intensas transformações que ocorrem nas sociedades modernas e que não fornecem novos valores para colocar no lugar daqueles que por elas são demolidos. Em suma, Durkheim, com o conceito de anomia procura sintetizar a ideia de que o progresso constitui uma ameaça às estruturas éticas e sociais.

Tarefa:

Os alunos do primeiro ano deverão encamihar um texto dando sua visão de anomia, e citando exemplos desse fenômeno na sociedade em que vivem. O seu texto deverá contemplar os seguintes pontos a saber:


Definição pessoal do que vem a ser anomia.
Quando você se deparou, ou se depara, com um quadro de anomia na comunidade em que vie?

Seus textos deverão tem um mínimo de dez linhas.

A resposta deverá estar em arquivo doc, ou docx, com a formatação de página padrão do word (margem normal 2,5cm por 3 cm), e deverão ser encaminhadas em anexo para o e-mail do professor. No assunto da mensagem deverá constar a matéria (Filosofia ou Sociologia) o nome do aluno e a série.

Um comentário: