terça-feira, 5 de março de 2013

Moral e amor em "O Banquete" de Platão.




Olá galera. Esse excerto de O Banquete, de Platão, vem para saciar uma curiosidade levianamente comentada em sala: a moral  dos pensadores antigos, sobretudo de Sócrates e Paltão. Não façamos uma leitura preconceituosa, apesar de ser inevitável que alguns se riam do texto que aqui se apresenta. Lembremos também que a moral grega antiga era muito diferente da nossa moral judaico-cristã. O amor era para o grego um valor elevado, algo superior que poderia tanto ser  como uma amizade sublime, ou como o afeto carnal, causa de muitos mau entendidos, ou risos mesmo, quando comentados de maneira descontraída. 

Bem, independente de como você possa encarar esse aspecto da moral e da vida de Sócrates, aí está uma curiosidade, a qual espero que seja compreendida por vocês que se presta aqui para somar para com a nossa compreensão do mundo antigo, e que não se preste ao preconceito e discriminação.
Prof. Juarez.
 

Eis aí, senhores, o que em Sócrates eu louvo; quanto ao que, pelo contrário, lhe recrimino, eu o pus de permeio e disse os insultos que me fez. E na verdade não foi só comigo que ele os fez, mas com Cármides, o filho de Glauco, com Eutidemo, de Díocles, e com muitíssimos outros, os quais ele engana fazendo-se de amoroso, enquanto é antes na posição de bem-amado que ele mesmo fica, em vez de amante. E é nisso que te previno, ó Agatão, para não te deixares enganar por este homem e, por nossas experiências ensinado, tde preservares e não fazeres como o bobo do provérbio, que "só depois de sofrer aprende".
Depois destas palavras de Alcibíades houve risos por sua franqueza, que parecia ele ainda estar amoroso de Sócrates. Sócrates então disse-lhe: — Tu me pareces, ó Alcibíades, estar em teu domínio. Pois de outro modo não te porias, assim tão destramente fazendo rodeios, a dissimular o motivo por que falaste; como que falando acessoriamente tu o deixaste para o fim, como se tudo o que disseste não tivesse sido em vista disso, de me indispor com Agatão, na idéia de que eu devo amar-te e a nenhum outro, e que Agatão é por ti que deve ser amado, e por nenhum outro. Mas não me escapaste! Ao contrário, esse teu drama de sátiros e de silenos ficou transparente.
Pois bem, caro Agatão, que nada mais haja para ele, e faze com que comigo ninguém te indisponha. Depois destas palavras de Alcibíades houve risos por sua franqueza, que parecia ele ainda estar amoroso de Sócrates. Sócrates então disse-lhe: — Tu me pareces, ó Alcibíades, estar em teu domínio. Pois de outro modo não te porias, assim tão destramente fazendo rodeios, a dissimular o motivo por que falaste; como que falando acessoriamente tu o deixaste para o fim, como se tudo o que disseste não tivesse sido em vista disso, de me indispor com Agatão, na idéia de que eu devo amar-te e a nenhum outro, e que Agatão é por ti que deve ser amado, e por nenhum outro. Mas não me escapaste! Ao contrário, esse teu drama de sátiros e de silenos ficou transparente.
Pois bem, caro Agatão, que nada mais haja para ele, e faze com que comigo ninguém te indisponha.
Agatão respondeu: —  De fato, ó Sócrates, é muito provável que estejas dizendo a verdade. E a prova é a maneira como justamente ele se recostou aqui no meio, entre mim e ti, para nos afastar um do outro. Nada mais ele terá então; eu virei para o teu lado e me recostarei.
— Muito bem — disse Sócrates — reclina-te aqui, logo abaixo de mim.
— Ó Zeus, que tratamento recebo ainda desse homem! Acha ele que em tudo deve levar-me a melhor. Mas pelo menos, extraordinária criatura, permite que entre nós se acomode Agatão. 

PLATÃO.Obras incompletas. São Paulo: Nova Cultural. 1999. (Os pensadores) pp 100 - 101.




Nenhum comentário:

Postar um comentário