quinta-feira, 28 de março de 2013

Mensagem filosófica para a páscoa.

 
Immanuel Kant

     Época de páscoa para as pessoas mais sérias é um período de reflexão e humanismo. Sim, as pessoas revivem a paixão (sofrimento) de Cristo e celebram seu exemplo de humildade e caridade. Nobre, concordemos, e essencial. Entretanto é lamentável que tais valores só venham a tona nesta época do ano, quando são lembrados. Mas, perguntaria o leigo em filosofia, ou  o pio cristão: só existe a motivação religiosa para o espírito de cooperação, agir ético e humanista na sociedade?   

       Os estudiosos do pensamento humano diriam que não. Deixamos, portanto, um exemplo de que há propostas de um modelo de vida humanista baseado no pensamento racional. Estamos falando da ética, mais específicamente a de Immanuel Kant, que nos disse:

 

      Age somente, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal.

 


Feliz páscoa?


    Essa seria uma postura que garantiria uma humanidade mais justa e menos desigual. Ou seja, segundo Kant deveríamos agir de uma maneira tal que, se todos fizessem o mesmo, a paz, a ordem, o convívio social estável e feliz não seja abalado. Seguindo essa máxima filosófica também podemos obter uma sociedade justa e humana.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário