domingo, 9 de abril de 2017

A Teoria do Caos.


Resultado de imagem para teoria do caosMuitos já devem ter ouvido falar dessa teoria. Vários filmes e séries tocam no assunto e até um filme famoso foi produzido com o tema, estrelado por Ashton Kutcher, intitulado           “O Efeito Borboleta”. Mas, o que já de interessante nessa teoria?
Resultado de imagem para O Efeito Borboleta
Ela diz que o simples acontecimento, como o bater das asas de uma borboleta, pode desencadear ações e desdobramentos dos mais inusitados e impensados, como uma guerra noutro lado do mundo.



Imagem relacionadaParece tolo e insustentável tal pensamento. Mas, por exemplo, talvez se o jovem terrorista sérvio Gravilo Princip tivesse sido tratado contra tuberculose, o que não lhe roubaria a expectativa de vida, e tivesse um emprego ele poderia não ter atirado no arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e desencadeado a primeira guerra mundial em 1914. Esse fato poderia ter sido alterado por uma ação simples, um atendimento médico, ter uma perspectiva de vida e assim não ingressar num movimento extremista suicida. Ou simplesmente se ele tivesse demorado um minuto ao sair da padaria que ficava na rua ponde passaria a comitiva da Austria tivesse se atrasado e perdido a passagem da dos dignatários. Uma ação, um fato, um minuto muda tudo.
Resultado de imagem para teoria do caos
Essa é a teoria do caos; não podemos prever o destino, antever as ações, estabelecer nenhuma condição para o devir. Uma teoria assustadora visto que podemos explodir o planeta ao dar a descarga. Mas, para muitos, uma teoria que parece não ter pé nem cabeça. Mas tem.

O princípio da lógica desse pensamento não é o que pode acontecer se a borboleta bater as asas. Ele se centra na ação. Essa teoria está nos dizendo uma coisa, não faça nada. Exato, se você não quer que as coisas fujam ao seu controle fique inerte, calado, paralisado apenas observando. Se você agir perderá o controle do que virá. Se você falar, tocar em alguém, der sua opinião, bum, tudo pode explodir, ou não.


Imagem relacionada
Não se trata de seguir esse conselho, não faça nada. Trata-se de pensar o seguinte, você pode perder o controle da situação ao agir. Um gesto inocente, uma frase deslocada numa rede social e pronto, as ideias e ações vão viajar. Isso pode parar logo ali mas pode ganhar força com ventos de boatos, discussões, brigas e se transformar num evento de dimensões jamais esperadas.

Portanto, baseado na teoria do caos, pense: o caos é a matéria desordenada, não crie matéria e ele não existirá. Ou seja, antes de criar algo, agir ou falar tenha certeza do que está fazendo, pois se jogar a matéria ao léu, se agir sem pensar, essa matéria viajará por conta, caoticamente, sem seu controle e sabe-se Deus que tipo de guerra poderá causar, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário