quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sociologia - Tarefa: Por quê existem miseráveis?

        Há pensamentos que são lugares comuns sobre o tema. A miséria existe porquê o indivíduo não quer trabalhar, porquê é vagabundo, é opção de vida dizem outros.
       Entretanto, para além dos pensamentos comuns existem também teorias científicas sobre o tema. Em breve veremos que o materialismo de Karl Marx nos expli a mecãnica nefasta do capitalismo por trás da miséria, mas antes disso vamos refletir sobre outras teorias.
        O positivismo acreditava que a miséria e os miseráveis eram falhas no sistema civilizatório. Que bastaria investir em educação, saúde e policiamento que sistemáticamente o bicho homem se tornaria austero e trabalhador, deixando de ser miserável. Ou, aqueles que "escolhiam" a vida miserável iriam desaparecer. 
        Outra teoria, nefasta diga-se, tratava o problema como um mau genético. A eugenia, ciência que foi muito notória, e aceita pelos Estados, afirmava que a miséria era uma característica genética de determinadas "raças" humanas. Esterilização, segregação e até extermínio foram as soluções para o problema. 
        A sociologia do século XIX não só foi genocida ou simplista. Também se afirmou que tal problema era uma fase do progresso evolutivo social. Que ao evoluir e chegar ao seu estado máximo a miséria e os miseráveis desapareceriam da sociedade. 
        Há também a idéia de que tal condição fosse um fator cultural. Determinadas culturas simplesmente convivem com a miséria e aqueles inseridos nela viviam miseráveis e aceitavam tal condição se contestar, nem perceber que poderiam não ser miseráveis.
        Bem, sabemos que todas as alternativas propostas aqui carecem de sustentação material, de racionalidade. Entretanto, a teoria que pode resolver tal problema, e incomodar as elites que apóiam idéias como as apresentadas, deixaremos para um próximo momento. Por hora, propomos a todos os alunos que após lerem tal reflexão, assistam ao vídeo sugerido a seguir e enviem um texto com uma análise da questão da miséria, como um todo, não apenas no Brasil. Escrevam um texto explicando as causas e as possíveis soluções para a miséria. O mesmo deverá ser enviado para o e-mail do professor, contendo um mínimo de 10 linhas. Só atingirá a nota máxima, 1,0, aquele que além de escrever um bom texto, apresentar a citação de uma teoria pesquisada sobre o tema, seja em um site da internet ou num livro da biblioteca. Lembrando que a citação quando feita no corpo do texto deve estar entre aspas e deve, necessariamente para ser válida, vir acompanhada do nome do autor. Se for retirada da internet deve ter no final do texto o endereço do site e a data de acesso. Se for de um livro deve trazer ao final da citação o último nome do autor, o número da página e o ano do livro. Ex: "Trabalhadores do mundo todo, univos"(Marx, p.11, 1998).
         Assitam agora a essa entrevista de um mendigo norte-americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário