AUGUSTE COMTE: Positivismo.
· No século XIX, influenciado pelo advento da ciência moderna, bem como pela influência da precisão da física newtoniana, Comte procura entender a sociedade segundo leis científicas.
· A sociedade de sua época se transforma e demonstra contrastes e tensões novas, problemas e crises, tudo oriundo da revolução industrial.
· Negação de uma explicação única para os fenômenos naturais e sociais.
Desconsidera Deus ou a natureza como causa de tudo e pesquisa leis científicas que expliquem os fenômenos.
Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nessas ciências, em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, Comte usaria a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos - resumidas na filiação histórica - para a compreensão (isto é, para conhecimento) da realidade social.
Os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como fenômenos da natureza.
- obedecendo a leis gerais
- a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.
O conhecimento positivo busca "ver para prever, a fim de prover" :
- conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade.
- previsão científica do movimento social.
Para Comte, não é possível fazer ciência (ou arte, ou ações práticas, ou até mesmo amar!) sem a imaginação, isto é, sem uma ativa participação da subjetividade individual e por assim dizer coletiva: o importante é que essa subjetividade seja a todo instante confrontada com a realidade, isto é, com a objetividade.
Evolução Social:
A humanidade evoluiria socialmente. Até chegar a se organizar numa sociedade o homem passaria pela sociedade hordálica, pela barbárie e até chegar á sociedade.
HORDA: é a primeira organização humana. Primitiva.
Grupos, ou bandos humanos liderados por mulheres.
Nômades, desprovidos de tecnologias essenciais para a civilização, como agricultura, escrita e fundição de metais.
Sem hierarquia social a não ser o mando, espiritual e material, da matriarca, sacerdotisa e líder.
BARBÁRIE: transita entre os bandos primitivos e a sociedade.
Podem ser seminômades ou sedentários.
Começam a dominar as tecnologias essenciais como
metalurgia, escrita e agricultura.
Lideradas por guerreiros – patriarcalismo.
Não possuem uma religião organizada ou sistematizada, baseando em cultos animistas.
Praticam saques de outros grupos.
CIVILIZAÇÃO: ocorre quando o homem cria o Estado.
Vida organizada em torno de cidades com engenharia e arquitetura sofisticada.
Domínio das tecnologias essenciais: agricultura, escrita e fundição de metais.
O conhecimento se inicia a partir de uma religião organizada e sistematizada.
Lei dos três estados:
Comte percebeu uma evolução social. Essa passa por três estados teóricos diferentes: o estado 'teológico' ou 'fictício', o estado 'metafísico' ou 'abstrato' e o estado 'científico' ou 'positivo', em que:
ESTADO TEOLÓGICO: os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade arbitrária comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as causas primeiras e finais ("de onde vim? Para onde vou?"). A fase teológica tem várias subfases: o fetichismo, o politeísmo e o monoteísmo.
ESTADO METAFÍSICO: se passa a pesquisar diretamente a realidade, mas ainda há a presença do sobrenatural, de modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade. O que a caracteriza são as abstrações personificadas, de caráter ainda absoluto: "a Natureza", "o éter", "o Povo", "o Capital".
ESTADO POSITIVO: ocorre o apogeu do que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos são explicados segundo leis gerais abstratas, de ordem inteiramente positiva, em que se deixa de lado o absoluto (que é inacessível) e busca-se o relativo. A partir disso, atividade pacífica e industrial torna-se preponderante, com as diversas nações colaborando entre si.
Cada um desses estágios representa fases necessárias da evolução humana, em que a forma de compreender a realidade conjuga-se com a estrutura social de cada sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do ser humano e de cada sociedade.
Para Comte, portanto, todas as sociedade deveriam caminhar em direção ao estado positivo, ou melhor, ao modelo social europeu.
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