Qual é o objeto de estudo da filosofia?
O pensamento humano.
Mas, que tipo de pensamento?
O
pensamento racional, necessariamente escrito.
O que é pensamento racional?
Existem
dois tipos de pensamento que se encaixariam nesse conceito, um estudaremos bem
mais a frente, o racionalismo cartesiano, o outro é nosso objeto agora:
O
pensamento científico, racional, é aquele aceito pela classe de pensadores. Um
pensamento expresso por meio de um texto cujas bases lógicas e fundamentações
sejam científicas, seja do ponto de vista teórico ou ideológico.
A filsofia estuda o pensamento de todas as culturas, como filosofia indiana e chinesa?
Não, os pensamentos antigos dessas civilizações não se enquadram nos modelos do pensamento ocidental. Atualmente até podemos estudar pensadores que nasceram e se desenvolveram nesses países, mas seu pensamento se for acadêmico significa que se encaixa nos modelos do pensamento ocidental.
Sendo assim, a filosofia humana na nossa metodologia começa a estudar o pensamento grego antigo, a filosofia grega.
Mas, o pensamento sempre foi
racional e filosófico?
Obviamente
não. O pensamento humano surge, obviamente, não escrito e nem racional. As
primeiras formas de pensamento organizado são denominadas “MITO”. Para sabermos
quando se inicia o pensamento filosófico temos que compreender o que é o mito.
DO MITO À RAZÃO:
Os
mitos surgem com o desenvolvimento das sociedades humanas.
O homem sedentário, com sua vida
material organizada e próspera sente a necessidade explicar o mundo em que
vive.
Os
mitos também servem para enaltecer o passado, fatos, criando tradições e heróis.
Os
mitos explicam os fenômenos naturais por meio de interpretações
antropomorfizadas, que mesclam o culto aos antepassados e os mistérios que
tentam elucidar.
O mausoléu de Alicarnassus.
Do
culto a herói antigo, como espírito, nascem explicações como a origem do raio.
Zeus atira seu raio do céu como uma lança em direção a terra.
MITO
-Explicação não racional e intuitiva dos
fenômenos naturais.
-Criação de tradições
-Culto a heróis e Deuses.
-Criações de explicações fabulosas para
fenômenos.
A origem do pensamento organizado
e racional.
O
primeiro passo que o homem dá em direção à filosofia e a razão é a invenção da
escrita.
Com
a linguagem escrita surgem as primeiras tentativas de organizar e sistematizar
os mitos.
Uma
dessas primeiras obras é feita por Hesíodo, um poeta grego do século VIII a.C.
Ele
sistematiza a origem do universo em sua obra “O trabalho e os dias”.
Outro autor importante é Homero,
com suas obras “Ilíada” e “Odisseia”.
Coma
a leitura dessas obras a razão humana passa a ser fustigada, inquietada pelas
alegorias espetaculares e fabulosas. Eis o início do pensamento racional, o questionamento.
Como poderia o mundo ter vindo do caos? Como Urano (o céu) casou-se com Gaia (a
Terra)? Como Diomedes lutou contra um rio e Aquiles era são forte e rápido?
Tais
dúvidas suscitaram dúvidas sobre a veracidade dos mitos.
Esses
questionamento juntaram-se às observações empíricas. Viajantes, comerciantes
propiciaram a troca de ideias. A comunicação entre povos de locais distantes
trazia cada vez mais latente a inobservância dos seres mitológicos e dos fatos
descritos pelos mitos.
Jamais
se vira uma sereia, nunca se achou a lança que Zeus arremessara e no alto monte
Olimpo nada havia além do cume da montanha, nem Deuses nem palácios.
Surge
uma pergunta, qual é portanto a origem do mundo? Qual é a razão que define a
existência de todas as coisas? Que tipo de pensamento ou teoria seria capaz de
elucidar tais questões?
O
mito perde então sua confiabilidade, sua capacidade de convencimento. A razão
nasce junto da necessidade de explicações lógicas e plausíveis sobre a
existência e o mundo.
EXERCÍCIOS
1. 1) Sobre o tema da passagem do mito à razão é correto afirmar que a filosofia:
a) Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na
realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos.
b) Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma
racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.
c) Reafirmou a aspiração ateísta dos gregos, vetando
qualquer prova da existência de alguma força divina.
d) Desprezou os conhecimentos produzidos por outros povos,
graças à supremacia cultural dos gregos.
e) Estabeleceu-se como um discurso acrítico e teve suas
teses endossadas pela força da tradição.
2) Desde os primórdios da humanidade o mito está presente, inclusive nos dias atuais. A respeito do conhecimento sobre os mitos pode-seafirmar que
a) É baseado no conhecimento empírico.
b) Se identifica com a razão.
c) É um excelente instrumento para uma explicação científica.
d) Baseia-se em crenças identificando-secom o sobrenatural.
3) Leia o texto a seguir:
"A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.
A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.
A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.
A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”. Para o discípulo de Sócrates, o filósofo grego Platão, a Filosofia começa com a admiração; já o discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, acreditava que a Filosofia começa com o espanto."
CHAIU, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo, Ática, 2000.pp 9.
Com base no texto responda:
a) Porque o pensamento racional surge a partir do mito?
b) Atualmente, mitos, explicações falaciosas suscitam a busca por explicações racionais?
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