terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sociologia brasileira - S XIX.



É sabido que desde os primeiros passos dessa ciência a Sociologia dedica-se ao desenvolvimento de estudos que tem como objeto as interações sociais, a organização das sociedades e inevitavelmente também os conflitos entre as classes sociais. A própria América Latina é um exemplo de como a Sociologia, especialmente no início do século XX, mostrou-se fortemente influenciada pelas teorias marxistas. Isso ocorre num momento onde os olhares voltavam-se principalmente para os problemas do subdesenvolvimento no continente, desenvolvendo importantes reflexões.

 Cortiço no Rio de Janeiro: tipo de moradia comum das pessoas mais pobres daquele período.


            Durante o século XIX pouco, ou nenhuma, pesquisa sociológica foi feita no Brasil. O que se tinha eram jornalistas, cronistas e cartunistas que retratavam a sociedade brasileira de um ponto de vista crítico. Dentre eles podemos destacar o desenhista Angelo Agostini.




        Angelo Agostini foi um dos primeiros cartunistas brasileiros, foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado. Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) e prolongou-se por mais de quarenta anos. Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário