GILBERTO FREYRE
Principal
trabalho: Casa-Grande & Senzala – 1933.
Visão
romântica da escravidão.
Três pilares
fundamentais da gênese da sociedade brasileira:
Monocultura/latifúndio, trabalho
escravo e família patriarcal.
Negação da
eugenia - branqueamento do Brasil.
Oliveira Vianna via na
mestiçagem um fator de degradação da raça brasileira.
Miscigenação –
fator de fortalecimento biológico, social, econômico e cultural.
Demonstrou que
o determinismo racial ou climático não influencia no desenvolvimento de um
país.
DEMOCRACIA
RACIAL NO BRASIL:
Harmônia interétnica:
mitigação da escravidão brasileira (menos ruim que a norte-americana).
Harmonia feita
através da mistura sexual, culinária
“Confraternização”
entre as três raças formadoras da sociedade brasileira:
O português – dominador; - se
misciegnou sexualmente com as índias.
O índio - natural
da terra; - “intoxicação sexual” – miscigenação imediata com o
português, que
dominou a mulher nativa – ausência de preconceito.
O negro - vindo da África em posição subalterna.
Mistura de cultura e sangue – fortalecimento da raça físicamente e de sua
cultura, enrriquecida.
A FETICHIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES:
Monocultura,
latifúndio e trabalho escravo.
Latifúndio/ Monocultura:
propiciou a conquista do extenso território.
fome - inferioridade física
do brasileiro.
Escravatura: trabalhadores
saudáveis e fortes – esforço útil – tratados com docilidade -
Família patriarcal: mulher vítima do domínio e abuso do homem,
reprimida sexual e
socialmente - submatida ao marido e ao pai.
Sádica
com relação às mulatas, por inveja sexual.
Externando o sadismo e a frieza
da vida sexual.
SADO-MASOQUISMO PROJETO NA
SOCIEDADE:
Originado
na relação opressiva homem/mulher, e que se refletia na relação mulher
branca/mulata, extrapola a vida doméstica e atinge a esfera social e política,
expressando-se no mandonismo político, no governo autocrático, no “princípio de
autoridade” e na defesa da Ordem.
Dualidade
social: senhores/escravos, doutores/analfabetos, cultura europeia/cultura
africana e ameríndia.
RELIGIÃO:
Influência
nociva:
- jejuns nocivos a saúde do povo.
- tabús sexuais – repressão emocional.
- silenciocidade diante do problema da sífilis e adultérios
inter-raciais.
EXERCÍCIOS:
I.Esta obra faz uma dura crítica que denuncia a crueldade do processo de colonização e seus nocivos efeitos para a constituição da sociedade brasileira.
II. Freyre apresenta uma visão positiva da colônia e de suas instituições, principalmente da escravidão.
III.Em Casa Grande e Senzala o latifúndio é visto como um fator essencial para o desbravamento e colonização do território brasileiro.
Assinale a alternativa que contenha todas, e somente as afirmativas corretas.
a) II e III.
b) Apenas a I.
c) I e II.
d) Apenas a III.
2 - Gilberto Freyre demonstra ser explícitamente influenciado pelo socialismo marxista em sua obra "Casa Grande e Senzala".
Esta sentença é:
a) Verdadeira. b) Falso.
3 – A democracia racial de Gilberto Freyre foi responsável por:
a) Criar uma sociedade desegual e conflituosa.
b) Estabalecer um pacto social de diferenças radicais.
c) Originar uma sociedade justa que se benficiou das contribuições mútuas entre Senhor e Escravos.
d) Criou uma sociedade baseada no sadismo e na exploração da mulher.
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